.
.
|
.
.
"Prata à Lua" é a segunda exposição individual de Joana da Conceição na galeria Lehmann.
Joana da Conceição (1981, Porto) desenvolve uma prática artística radicada na pintura e na música — duas linguagens que, na sua obra, se entrelaçam e alimentam mutuamente, dando origem a ecossistemas sensoriais onde imagem e som coexistem de forma orgânica.
Nesta exposição, a artista parte da capacidade humana de estabelecer analogias — ferramenta essencial da linguagem e do pensamento — para refletir sobre como percebemos, organizamos e representamos o mundo.
Inspirada pelas sondas espaciais Pioneer, que seguem silenciosamente rumo ao desconhecido com mensagens codificadas da humanidade, constrói uma proposta estética que questiona a forma como navegamos a realidade. Constelações e estrelas que evidenciam a esfera celeste como uma construção cultural: um mapa temporário para compreender o universo e a nós próprios.
Esta mostra problematiza, assim, a complexidade da perceção e da representação, questiona a ideia de identidade individual fixa e celebra o corpo humano como sistema poroso, interligado com o ambiente e em constante transformação — inclusive ao nível atómico.
Imagens
fechar
anterior
Seguinte