1979, Luanda (AO).
Vive e trabalha entre Lisboa (PT), Londres (UK) e Luanda (AO).
Januario Jano é um artista visual interdisciplinar que trabalha em escultura, vídeo, fotografia, têxtil, instalação sonora e performance. Com um Mestrado em Belas-Artes pela Goldsmiths University de Londres, a sua prática baseia-se essencialmente na investigação.
Fascinado pela hipótese de um delicado equilíbrio entre ficção e realidade, a sua prática reflecte sobre as ideias de casa e do eu, desafiando constantemente as narrativas históricas e contemporâneas no contexto da crescente interdependência das economias, culturas e populações do mundo. Januário Jano tem interesse em aprofundar a investigação sobre a produção cultural e a identidade.
O trabalho de Januário tem sido exibido internacionalmente e faz parte de notáveis colecções públicas e privadas. O seu compromisso com o engajamento cultural e social levou-o a fundar Pés Descalços, um coletivo cultural e filantrópico focado no desenvolvimento e promoção de projectos artísticos e culturais em Angola. O coletivo vem complementar a necessidade de intervir de forma sustentada e fundamentada para potenciar a reinvenção cultural em curso naquele país. Desde 2012, Januário tem sido também a força motriz para ajudar a escrever o próximo capítulo de Angola, de um estado devastado pela guerra civil para um centro de inovação, com o lançamento do TEDxLuanda, que organiza e comissaria.
Textos
Loading . . .
Fechar
Anterior
Seguinte
Fechar
Anterior
Seguinte
FECHAR
ANTERIOR
SEGUINTE
FECHAR
ANTERIOR
SEGUINTE
FECHAR
ANTERIOR
SEGUINTE